História Pelo Clube Botes Baleeiros Vela Ligeira Galeria
Adiada a terceira prova do campeonato regional em Ponta Delgada
Sucessivos fins de semana de Maio com condições meteorológicas adversas para a prática da vela levou a que fosse suspensa a realização desta prova organizada pelo Clube Naval de Ponta Delgada. Assim, após consulta dos clubes, foi decidido adiar esta terceira prova do Campeonato Regional de vela ligeira para 9 e 10 de Julho, na Baía de Ponta Delgada.
Primeira prova do campeonato regional na Praia da Vitória
A primeira prova do Campeonato Regional de vela ligeira, época 2021/2022, realizou-se já a 4, 5 e 6 de Março na baía da Praia da Vitória. O Clube Náutico das Lajes do Pico fez-se representar nesta competição pelo treinador João Paulo Silva e pelos atletas Gustavo Jorge, Pedro Reis e Pedro Serra (todos na classe Laser).
Segunda prova do campeonato regional de vela realizou-se na Horta
A segunda prova do Campeonato Regional de vela ligeira, época 2020/2021, teve lugar a 28 e 29 de Maio na cidade da Horta. O Clube Náutico das Lajes do Pico esteve presente nos dois dias de regatas com os treinadores João Paulo Silva e Hugo Cabral e os atletas Gustavo Jorge, Pedro Serra, Júlia Leal e Pedro Reis, todos a competir na classe Laser.
Juvenis do Clube Náutico das Lajes do Pico em Ponta Delgada
Teve já lugar a segunda prova do Campeonato Regional de vela ligeira dos Açores. Nesta prova, que se realizou em Ponta Delgada, o Clube Náutico das Lajes do Pico fez-se representar pelo treinador João Paulo Silva e pelos atletas Júlia Leal, Gustavo Jorge e Pedro Serra. Particular destaque para as boas prestações, em condições de mar e vento difíceis, do jovem Gustavo Jorge. Parabéns. [ foto©cnpontadelgada ]
Atletas do CNLP no Campeonato de Portugal de Juvenis de vela ligeira
Em representação do Clube Náutico das Lajes do Pico estiveram presentes os velejadores Júlia Leal e Gustavo Jorge. A prova contou com 135 velejadores de todo o país. Importa ressalvar que nos últimos seis anos é a terceira vez que atletas do nosso Clube participam em campeonatos nacionais de vela Ligeira. Uma nota muito positiva, face aos actuais constrangimentos.
Atletas de vela ligeira do Clube Náutico das Lajes do Pico na Praia da Vitória
Decorreu já na Praia da Vitória, na ilha Terceira, a primeira prova do Campeonato Regional de vela ligeira dos Açores. Nesta prova, que se realizou a 18 e 19 de Janeiro passado, o Clube Náutico das Lajes do Pico esteve representado pelo treinador João Paulo Silva e pelos atletas Júlia Leal, Gustavo Jorge e Pedro Serra, a competirem na classe Optimist. A todos eles, os nossos parabéns.
  Clube Náutico das Lajes do Pico no Campeonato Regional de vela ligeira
Terminou já o Campeonato Regional de vela ligeira. Com provas realizadas na Praia da Vitória, Horta e Ponta Delgada, o Clube Náutico fez-se representar pelos atletas Júlia Leal, Gustavo Jorge e Pedro Serra, sendo treinados por Filipe Fernandes e Ricardo Ferreira. Obtendo resultados muito positivos, atendendo às difíceis condições de treino que o Clube oferece, endereçamos os parabéns a todos os nossos atletas.
  Clube Náutico promove a vela ligeira nas escolas das Lajes
Integrada no lançamento da Escola de Vela de Verão, e no sentido de estimular o gosto dos mais jovens pela vela ligeira, o Clube Náutico das Lajes do Pico realizou nas escolas do ensino básico da vila das Lajes uma actividade de demonstração com embarcações de formação da classe Optimist. Orientadas pelo treinador do Clube, estas sessões alcançaram junto dos mais pequenos um sucesso assinalável.
  Atletas do CNLP em passeio no veleiro "Fonsos", da BrizAçores
Os mais jovens atletas de vela ligeira do Clube Náutico tiveram a oportunidade de experimentar e de adquirir alguns ensinamentos de vela de cruzeiro através de um passeio que decorreu ao largo da baía das Lajes do Pico. Esta iniciativa só foi possível devido à colaboração da empresa BrizAçores, que colocou à nossa disposição o seu iate "Fonsos" bem como a respectiva tripulação. [ Fotografias ]
  Atletas de vela ligeira do Clube Náutico em Vila Franca do Campo
Decorreu já em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, a segunda prova do Campeonato Regional de vela ligeira dos Açores. Nesta prova o Clube Náutico das Lajes do Pico esteve representado pelo treinador Filipe Fernandes e pelos atletas Gustavo Jorge, Júlia Leal, Pedro Serra (classe Optimist), e Rafael Ferreira (classe Laser 4.7).
  Vela ligeira do Clube Náutico em Angra do Heroísmo
Decorreu já a 7 e 8 de Outubro na baía de Angra do Heroísmo a primeira prova do Campeonato Regional de vela ligeira dos Açores. Nesta prova, o Clube Náutico das Lajes do Pico esteve representado pelo treinador Filipe Fernandes e pelos atletas Gustavo Jorge, Júlia Leal, Pedro Serra, Miguel Silveira (todos em Optimist), e Rafael Ferreira (classe Laser 4.7).
Atletas do CNLP no XII Encontro Internacional de Vela Ligeira
Decorre já na baía da Horta o XII Encontro Internacional de Vela Ligeira. Juntando jovens atletas de vela de diversos países e dos Açores, contará com a presença de uma representação do Clube Náutico das Lajes do Pico: Filipe Fernandes (treinador), Júlia Leal, Gustavo Jorge, Miguel Silveira (em Optimist), Rafael Ferreira e Messias Salgado (Laser). Bons ventos.
Atletas do Clube Náutico no Campeonato Regional de Escolas de Vela
Em condições de vento por vezes exigentes para os pequenos atletas, decorreu já, na Madalena, o Campeonato Regional de Escolas de Vela 2017. O Clube Náutico das Lajes do Pico esteve presente com o treinador Filipe Fernandes e os seus pequenos atletas Júlia Leal, Gustavo Jorge e Gustavo Moniz, que tiveram ao longo da prova um comportamento exemplar. Para eles, os nossos parabéns.
Vela ligeira do Clube Náutico em Ponta Delgada
Decorreu já, a 11 e 12 de Março, na baía de Ponta Delgada a terceira prova do Campeonato Regional de vela ligeira dos Açores. O Clube Náutico das Lajes do Pico esteve representado nesta última prova do regional de vela pelo treinador Filipe Fernandes e pelos atletas Rafael Ferreira e Messias Salgado (classe Laser 4.7).
Vela ligeira do Clube Náutico das Lajes do Pico na 2ª PCR
Teve lugar na baía da cidade da Horta, a 28 e 29 de Janeiro passado, a segunda prova do Campeonato Regional de vela ligeira dos Açores. O Clube Náutico das Lajes do Pico fez-se representar nesta competição pelo treinador Filipe Fernandes e pelos atletas Rafael Ferreira e Messias Salgado (ambos na classe Laser).
Atletas de vela ligeira do Clube Náutico na Praia da Vitória
Realizou-se já, na Praia da Vitória, a 1ª prova do Campeonato Regional de vela ligeira da época 2016/17. Com a presença dos mais importantes clubes de vela dos Açores, o Clube Náutico das Lajes do Pico fez-se representar pelo treinador Filipe Fernandes e pelos seguintes atletas: Rafael Ferreira e Messias Salgado (classe Laser); Guilherme Lima (classe Optimist).
Atletas do Clube Náutico presentes na 3ª PCR - Horta
Organizado pelo Clube Naval da Horta, realizou-se já a 3ª Prova do Campeonato Regional de vela ligeira. O Clube Náutico das Lajes do Pico esteve presente com o treinador Marco Medeiros e os seguintes atletas: Messias Salgado (Optimist), Beatriz Azevedo e Diogo Almeida (classe 420) e Rafael Ferreira (classe Laser).
Velejadores do Clube Náutico no Campeonato Regional de vela ligeira
Com organização do Clube Naval de Ponta Delgada, realizou-se nos últimos dias de Janeiro a 2ª Prova do Campeonato Regional de vela ligeira. O CNLP fez-se representar pelo treinador Marco Medeiros e pelos atletas Messias Salgado (Optimist), Beatriz Azevedo e Diogo Almeida (classe 420) e Rafael Ferreira (classe Laser).
Atleta do CNLP no Campeonato de Portugal de Juvenis
Como velejador apurado para o X Campeonato de Portugal de Juvenis, Rafael Ferreira representará o Clube Náutico das Lajes do Pico nesta prova de âmbito nacional, sendo acompanhado pelo nosso treinador Marco Medeiros. Organizado pela Federação Portuguesa de Vela, e pelo Clube Naval da Horta, o Campeonato de Portugal de Juvenis decorrerá entre 25 e 28 de Abril na ilha do Faial.
Regata dos Reis, em vela ligeira, nas Lajes do Pico
Organizada pelo Clube Náutico das Lajes do Pico, vai realizar-se no próximo fim-de-semana, 10 e 11 de Janeiro, a Regata dos Reis, iniciativa integrada nas provas locais da Associação Regional de Vela dos Açores. Para esta regata de vela ligeira foram convidados os clubes navais da Madalena e de São Roque do Pico.
Atletas do Clube Náutico no Campeonato Regional de Escolas de Vela
Destinada aos mais jovens atletas de vela dos clubes açorianos, teve lugar no passado fim-de-semana, na Faial, o Campeonato Regional de Escolas de Vela 2015. Organizado pelo Clube Naval da Horta, o nosso Clube esteve presente com o treinador Marco Medeiros e os seus pequenos atletas: Miguel Silveira, Estêvão Fagundes e Júlia Leal.
Vela ligeira do CNLP na 3ª PCR em Ponta Delgada
Numa organização do Clube Naval de Ponta Delgada, realizou-se a 3ª Prova do Campeonato Regional de vela ligeira. O CNLP esteve presente com Marco Medeiros e Filipe Fernandes (equipa técnica) e com os atletas Rafael Ferreira e Guilherme Lima (Optimist), Beatriz Azevedo e Bárbara Cabral (classe 420), Simão Medeiros, Hugo Cabral e Diogo Almeida (Laser).
Equipa de vela ligeira do CNLP em Vila Franca do Campo
Com organização do Clube Naval de Vila Franca do Campo, realizou-se já a 2ª Prova do Campeonato Regional de vela ligeira. O CNLP fez-se representar por Marco Medeiros e Rui Barrias (equipa técnica) e pelos atletas Rafael Ferreira e Guilherme Lima (Optimist), Beatriz Azevedo e Bárbara Cabral (classe 420), Simão Medeiros, Hugo Cabral e Diogo Almeida (Laser).
Atletas do Clube Náutico no Campeonato Regional de vela ligeira
Com organização do Clube Naval de São Roque do Pico, realizou-se a 1ª Prova do Campeonato Regional de vela ligeira da época 2014/15. O CNLP esteve presente com o treinador Marco Medeiros e os seguintes atletas: Rafael Ferreira e Guilherme Lima (classe Optimist); Beatriz Azevedo e Bárbara Cabral (classe 420); Simão Medeiros, Hugo Cabral e Afonso Bettencourt (classe Laser).
Campeonato Regional de Escolas de Vela 2014 nas Lajes do Pico
Realizou-se já o Campeonato Regional de Escolas de Vela, prova anual destinada aos mais jovens atletas de vela dos clubes açorianos. Apesar das condições de vento inconstantes, foi possível realizar algumas das regatas previstas. O CN da Horta foi a equipa vencedora, posicionando-se o CN da Praia da Vitória e o CN de Ponta Delgada nos lugares seguintes do pódio. [ Fotografias (I) ] [ Fotografias (II) ]
Atletas do CNLP no 35º aniversário do Clube Naval da Madalena
O Clube Naval da Madalena celebrou o seu 35º aniversário realizando uma prova de vela ligeira que contou com a participação do Clube Naval da Madalena, Clube Naval da Horta, Clube Naval de São Roque e Clube Náutico das Lajes do Pico. O nosso Clube fez-se representar por Ivo Moniz (técnico), Rafael Ferreira (Optimist), Bárbara Cabral e Hugo Cabral (classe Laser). [ Fotografias ]
Clube Náutico das Lajes do Pico promoveu estágio de Páscoa
Aproveitando o período das férias escolares da Páscoa, o Clube Náutico das Lajes do Pico realizou um estágio que se destinou a todos os seus atletas dos diversos escalões de vela ligeira. Assim, ao longo de três dias, os jovens atletas do CNLP tiveram a oportunidade de evoluírem na sua aprendizagem e de aproveitarem também estes momentos de convívio.
CNLP presente no Torneio do Triângulo 2014
Organizado pelo Clube Naval da Horta, e contando com a presença de 28 velejadores do Pico e Faial, realizou-se ao largo do porto daquela cidade o Torneio do Triângulo 2014. O Clube Náutico fez deslocar até esta prova o treinador Ivo Moniz e os seguintes atletas: Rafael Ferreira (Optimist), Bárbara Cabral (Laser) e Hugo Cabral (Laser). [ Fotografias ]
Vela ligeira do Clube Náutico na 3ª PCR - Horta
Decorreu na baía da Horta, com a presença de 75 velejadores, a terceira prova do Campeonato Regional de vela ligeira dos Açores. O Clube Náutico das Lajes do Pico esteve presente nesta competição com o treinador Deodato Azevedo e os atletas Bárbara Cabral (Laser), Hugo Cabral (Laser) e Rafael Ferreira (Optimist), que obteram classificações de relevo. [ Fotografias ]
Atletas da vela ligeira do CNLP na 2ª PCR - Praia da Vitória
Decorreu na baía da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, a segunda prova do Campeonato Regional de vela ligeira. O Clube Náutico das Lajes do Pico fez deslocar para esta prova o treinador Deodato Azevedo e os atletas Rafael Ferreira (Optimist), Bárbara Cabral (Laser) e Hugo Cabral (Laser). [ Fotografias ]
Mau tempo impede realização da 2ª PCR nas Lajes
No primeiro dia os 81 jovens velejadores inscritos nas diversas classes ainda evoluíram no campo de regata, mas as condições de vento e de mar pioraram, obrigando à interrupção da prova. No dia seguinte, as condições atmosféricas apresentaram-se de novo adversas, pelo que o júri optou pelo cancelamento das provas previstas. A próxima prova realiza-se na Madalena, a 10 e 11 de Novembro. [ Fotografias ]
Atletas da vela ligeira na 5ª PCR em Ponta Delgada
Decorreu na baía de Ponta Delgada a quinta e última prova do Campeonato Regional de vela ligeira. O CNLP fez-se representar nesta prova pelos treinadores Carlos Sarmento e Ivo Moniz e pelos atletas: Rafael Ferreira (Optimist); Inês Duarte e Beatriz Azevedo (classe 420); e Bárbara Cabral (Laser). [ Fotografias ]
CNLP presente na 4ª PCR em Vila Franca do Campo
Devido ao mau tempo, foi adiada para 2 e 3 de Março a 4ª Prova do Campeonato Regional de vela ligeira que se realizou em Vila Franca do Campo. O CNLP esteve presente com os treinadores Carlos Sarmento e Ivo Moniz e os seguintes atletas: Rafael Ferreira (O ptimist); Miguel Lourenço, Vítor Ferreira, Inês Duarte e Beatriz Azevedo (classe 420); e Bárbara Cabral (Laser).
Vela ligeira junta nas Lajes do Pico atletas de toda a ilha
Com a presença de 33 jovens atletas, dos três clubes do Pico, realizou-se na Baía das Lajes a Regata da Semana dos Baleeiros em vela ligeira. Jorge Medeiros (Optimist), Miguel Leitão (Escolas) e Igor Silveira (Laser), todos do CN da Madalena, foram os vencedores das suas classes. A prova de 420 foi ganha pela dupla Herculano Marcelino/Guilherme Alvernaz, do CN de São Roque do Pico.
Atletas do Clube Náutico na 1ª prova do Campeonato Regional
Com organização do Clube Naval local, realizou-se na Baía da Horta a 1ª Prova do Campeonato Regional da época 2012/13. O Clube Náutico das Lajes do Pico esteve presente com o treinador Carlos Sarmento e os seguintes atletas: Rafael Ferreira (classe Optimist), Miguel Lourenço, Vítor Ferreira, Inês Duarte e Beatriz Azevedo (classe 420).
Infantis do CNLP no Encontro Regional de Escolas de Vela
O nosso Clube esteve presente no Encontro Regional de Escolas de Vela que este ano se realizou em São Roque do Pico. Sendo a primeira a vez que os nossos pequenos velejadores entraram numa competição, fica para memória futura os seus nomes — Dinis Azevedo, Raquel Pereira e Romeu Medeiros —, bem como o do treinador, Carlos Sarmento, que os tem acompanhado. A todos, os nossos parabéns. [ Fotografias ]
Lajes do Pico acolheu 3ª Prova do Campeonato Regional
Organizada pelo CNLP, realizou-se já a 3ª Prova do Campeonato Regional de Juniores e Juvenis em vela ligeira. Esta prova contou com a presença de 68 velejadores distribuídos por quatro classes de vela: Optimist, Laser, 420 e L’Équipe. As condições de mar e meteorológicas não foram as melhores, impedindo no segundo dia, devido à falta de vento, a realização das provas previstas. [ Fotografias ]
Rodrigo Pereira vence prova do Torneio do Triângulo
Perante velejadores de todos os clubes do Faial, Pico e São Jorge, Rodrigo Pereira, atleta do CNLP, venceu a prova da classe Laser do Torneio do Triângulo, realizado na baía da Horta. Neste torneio, o Clube Náutico fez-se ainda representar por Beatriz Azevedo, Francisco Costa, Rafael Ferreira (todos em Optimist), Miguel Lourenço e Vitor Ferreira (classe 420).
Atletas do CNLP presentes na 1ª PCR - Horta
Integrado nas actividades náuticas da Semana do Mar, decorreu na Horta a primeira prova do Campeonato Regional de Vela dos Açores, época 2011/12, e o VI Encontro Internacional de Vela Ligeira. O CNLP este presente nestes dois eventos com dois treinadores e uma dezena dos seus atletas que competiram na classe Optimist, Laser 4.7, Laser 420 e L'Équipe.
Atletas de vela ligeira em prova na Madalena
Decorreu em inícios de Junho, na baía do porto a Madalena, a "Regata Aniversário do Clube Naval da Madalena". O nosso Clube esteve representado pelos seguintes atletas: Francisco Costa, Hugo Cabral e Rafael Ferreira (Optimist); Rodrigo Pereira (Laser) Miguel Lorenço, Vítor Ferreira, Nuno Silva e Simone Amorim (classe 420).
2ª PCR - Bom tempo ajudou a uma bonita festa no mar das Lajes do Pico
Organizada pelo CNLP, realizou-se já a 2ª Prova do Campeonato Regional de Juniores e Juvenis. Esta prova contou com a presença de 10 treinadores e dos seus 78 velejadores distribuídos por quatro classes de vela, Optimist, Laser, 420 e L’Équipe em representação de nove clubes açorianos. As condições de mar e meteorológicas foram as melhores possíveis, o que permitiu regatas muito animadas e interessantes.
[ Classificações ] [ Fotografias ]
CNLP vence prova do 3º Encontro de Escolas de Vela
Realizou-se na baía das Lajes do Pico o 3º Encontro de Escolas de Vela. Nas duas categorias em competição, principiantes e marinheiros, as provas foram ganhas pelas equipas do Clube Naval de Ponta Delgada e pelo Clube Náutico das Lajes do Pico (com Diogo Ponte, Rafael Ferreira e Francisco Costa).
Clube Náutico adquire embarcações da classe 420 e Laser
No sentido de dar aos seus atletas uma maior oferta na sua linha de vela ligeira, o Clube Náutico adquiriu uma embarcação da classe 420 e outra da classe Laser, estando já em curso os treinos específicos para este tipo de embarcações.
CNLP organiza prova do Campeonato Regional de Vela
A Associação Regional de Vela dos Açores aceitou a candidatura do CNLP para a organização de uma prova do Campeonato Regional de Vela. Assim, as Lajes do Pico, a 17 e 18 de Abril, vai ser ponto de encontro de jovens atletas e clubes das várias ilhas dos Açores para a realização do 3º Encontro de Escolas de Vela.
CNLP intensifica sessões de treino das classes de Vela
O CNLP reforçou as suas sessões de treino para os atletas juvenis e da escola de vela do Clube. As três sessões semanais de treino terão lugar nas tardes de quarta, sábado e domingo. A formação dos nossos atletas estará este ano a cargo de Deodato Azevedo, Carlos Sarmento e Ruben Fagundes.
CNLP alarga participação a outras classes de vela ligeira
Fruto do investimento efectuado na recuperação das embarcações da classe L'Équipe, pela primeira vez o nosso Clube estará presente numa prova do Campeonato Regional desta classe, a realizar em Ponta Delgada. Em breve estarão à disposição dos nossos atletas embarcações das classes Laser Radial e 420.
Classe Optimist - CNLP arranca com treinos para infantis
Dando continuidade ao seu plano de formação, o CNLP arrancou já com aulas e treinos, na classe Optimist, para o escalão etário entre os 8 e os 12 anos. Nesta fase inicial estão inscritos doze jovens atletas que, nos seus primeiros passos, têm vindo a demonstrar grandes potencialidades futuras. Assim, no próximo ano, o CNLP passará também a incluir atletas infantis nas provas oficiais da ARVA.
CNLP aumenta a frota com dois barcos da classe L'équipe
Pretendendo aumentar a sua capacidade de oferta náutica aos jovens, o Clube Náutico conseguiu, junto do Clube Naval da Horta, a doação de duas embarcações da classe L'équipe, que assim reforçam a frota do Clube. Embora usadas, encontram-se em muito bom estado, estando já ao dispôr dos atletas do Clube.
Junta de Freguesia das Lajes oferece duas embarcações Optimist
A Junta de Freguesia das Lajes do Pico, através de protocolo celebrado com o Clube Náutico, procedeu à oferta de duas embarcações Optimist. Esta aquisição de barcos, disponibilizados através da Associação Regional de Vela, vem assim reforçar os meios disponíveis para a competição e formação dos jovens das Lajes do Pico.
cnlajesdopico@cnlajesdopico.org Clube Náutico das Lajes do Pico - 9930-147 Lajes do Pico - Açores - Portugal