História Pelo Clube Botes Baleeiros Vela Ligeira Galeria
Calendário de provas em botes baleeiros - 2023
17 de Junho Regata Terra Baleeira Calheta-Lajes (Pico)
1 de Julho Regata de São João Baptista São João (Pico)
8 de Julho Regata da Calheta do Nesquim Calheta do Nesquim (Pico)
29 de Julho Regata Cais Agosto Cais do Pico (Pico)
5 de Agosto Regata Terra do Bom Jesus Milagroso São Mateus (Pico)
12 de Agosto Semana do Mar (extra campeonato local) Horta (Faial
19 de Agosto Regata João Baptista Medina Santa Cruz - Ribeiras (Pico)
26 de Agosto Regata Semana dos Baleeiros Lajes do Pico (Pico)
2 de Setembro Regata do Capelo (extra campeonato local) Varadouro (Faial)
23 de Setembro Regata da Ponta da Ilha Piedade (Pico)
Nota: As classificações aqui reproduzidas correspondem às informações dadas pelas Comissões de Regata ou pelos organizadores das provas
Regata Terra Baleeira 2023 (R1) / Vela
1 "São Joaquim" --- Santa Cruz das Ribeiras 3 + 3 6
2 "Norberto" --- CN Aliança Calhetense 4 + 2 6
3 "Maria Armanda" Filipe Fernandes CN das Lajes do Pico 1 + 6 7
4 "Maria Celeste" Beatriz Azevedo CN das Lajes do Pico 5 + 5 10
5 "Pontinha" --- CN de São Mateus 2 + 10 12
6 "Boavista" --- CN de Santa Cruz 6 + 7 13
7 "Santo Cristo II" --- JF de São João 12 (DNF) + 1 13
8 "São Pedro" --- CN Aliança Calhetense 7 + 9 16
9 "Manuela Neves" --- Lira Fraternal Calhetense 12 (DNF) + 4 16
10 "São Miguel" --- CN de Santa Cruz 12 (DNF) + 8 20
  Bote "Maria Armanda" vence prova de vela da Semana do Mar
O bote "Maria Armanda", com Filipe Fernandes como oficial, venceu a prova de vela da Semana do Mar. Este mesmo bote destacou-se ainda pelo segundo lugar na prova de remo masculino, com Emídio Melo como oficial, enquanto o bote "Ester" se posicionou no sexto lugar. A todos, as nossas felicitações pela sua presença e prestação neste importante evento náutico.
Bote "Maria Armanda" é o novo campeão do Pico em vela e remo masculino
O bote "Maria Armanda", do Clube Náutico das Lajes do Pico, foi o vencedor do campeonato Rota dos Baleeiros 2019 na modalidade de vela e remo masculino. Ao Filipe Fernandes, oficial deste bote, bem como às suas tripulações, o Clube Náutico das Lajes do Pico dá os parabéns por esta extraordinária vitória e pela tenacidade demonstrada ao longo de toda a época.
Bote "Ester" sagra-se vice-campeão em remo feminino
Após todas as provas realizadas, o bote "Ester", do CNLP, com Sandra Azevedo como oficial, sagrou-se vice-campeão do campeonato Rota dos Baleeiros 2019 em remo feminino. Pela sua força de vontade, e comportamento competitivo, o Clube Náutico das Lajes do Pico endereça à Sandra Azevedo e à sua tripulação os nossos mais sinceros parabéns.
"Maria Armanda" vence prova de vela nas Ribeiras
O bote "Maria Armanda", com Filipe Fernandes como oficial, venceu a prova de vela que se realizou em Santa Cruz das Ribeiras. Ainda nesta Regata João Baptista Medina, e nas provas de remo feminino e masculino, o bote "Ester", com Sandra Azevedo como oficial, e o "Maria Armanda", com Filipe Fernandes, classificaram-se em segundo lugar.
"Maria Celeste" vence Campeonato Regional de Botes Baleeiros em remo masculino
Realizou-se já na ilha Graciosa o VI Campeonato Regional de Botes Baleeiros. O bote "Maria Celeste", do CNLP, com Emídio Melo como oficial, venceu na modalidade de remo masculino, sagrando-se assim campeão regional nesta modalidade. O "Senhora do Socorro", do Salão, venceu na vela e o remo feminino foi ganho pelo "Senhora da Guia", também do Faial.
Equipas do Faial dominam X Regata Internacional de Botes Baleeiros
Realizou-se já nos primeiros dias de Julho na cidade da Horta e na freguesia de São João, no Pico, mais uma edição da Regata Internacional de Botes Baleeiros. Contando com representações do Faial, Pico e New Bedford, o domínio das equipas do Faial foi avassalador, já que na classificação final foram os melhores, quer no remo (masculino e feminino) quer nas provas de vela (masculino e feminino). [ fotos©cnhorta ]
"Maria Celeste" vence Campeonato Regional de Botes Baleeiros em remo
Com a presença de botes de quase todas as ilhas dos Açores, realizou-se já na ilha Terceira o III Campeonato Regional de Botes Baleeiros. O bote "Maria Celeste", do CNLP, com Emídio Melo como oficial, venceu na modalidade de remo masculino, sagrando-se assim campeão regional nesta modalidade. O "Senhora do Socorro", do Salão, venceu na vela e o remo feminino foi ganho pelo "São Pedro", da Calheta.
Faial domina a IX Regata Internacional de Botes Baleeiros
Organizada pela Azorean Maritime Heritage Society (AMHS), decorreu já na cidade americana de New Bedford, nos dias 7, 8 e 9 do passado mês de Setembro, a IX Regata Internacional de Botes Baleeiros. Integrados na equipa do Pico, o Clube Náutico das Lajes do Pico fez-se representar pelos tripulantes José Serpa e Simone Amorim.
"Maria Armanda", do Clube Náutico, vence Terra Baleeira 2018
Com a presença de 19 botes baleeiros do Faial e do Pico decorreu mais uma edição da regata Terra Baleeira. Realizada em duas etapas, entre os portos das Lajes, Ribeiras e Calheta, o bote "Maria Armanda", do Clube Náutico das Lajes do Pico, com Filipe Fernandes como oficial, ficou em primeiro lugar, seguido na classificação final por um bote de São Mateus e outro da Horta.
"Senhora de Fátima" vence de novo a vela na Semana dos Baleeiros
Tal como no ano passado, o bote "Senhora de Fátima", da freguesia de Castelo Branco (Faial), com António Luís como oficial, venceu de novo a prova de vela da Semana dos Baleeiros. Entre os 26 botes presentes, vindos da Terceira, São Jorge, Pico e Faial, o "Maria Armanda", do CNLP, com Filipe Fernandes como oficial, ficou em segundo lugar.
Bote "Maria Armanda" domina nas provas de remo nas Ribeiras
O bote "Maria Armanda", com Filipe Fernandes e Bárbara Cabral como oficiais, venceu as provas de remo masculino e feminino que se realizaram em Santa Cruz das Ribeiras. A prova de vela foi ganha pelo bote "Maria Pequena", de São Mateus. Em terceiro lugar, o "Maria Celeste", com Paulo Alves como oficial, foi o melhor dos botes do Clube Náutico das Lajes do Pico.
Bote "Maria Armanda" vence todas as provas na Piedade
Ligando os portos do Calhau e da Manhenha, realizou-se já a Regata da Piedade. Todas as provas realizadas, nas modalidades de vela e remo, foram ganhas pelo bote "Maria Armanda", do Clube Náutico das Lajes do Pico, com Filipe Fernandes e Bárbara Cabral como oficiais. A todos, oficiais e tripulações, os nossos parabéns.
"Maria Armanda" é o novo campeão do Pico em vela e remo masculino
O bote "Maria Armanda", do Clube Náutico das Lajes do Pico, foi o vencedor, nas modalidade de vela e remo masculino, do campeonato Rota dos Baleeiros 2016. No remo feminino o vencedor do campeonato foi o bote "São Pedro", da freguesia da Calheta de Nesquim. Ao Filipe Fernandes, oficial do bote nestas duas modalidades, bem como às suas tripulações, o Clube Náutico das Lajes do Pico dá os parabéns por estas extraordinárias vitórias que a todos nos orgulha.
Botes do CNLP na ilha das Flores, São João e São Mateus
Nas próximas duas semanas os botes baleeiros do Clube Náutico estarão presentes na primeira edição da regata São João Baptista, bem como em São Mateus, aqui competindo para o campeonato Rota dos Baleeiros, e finalmente na ilha das Flores, em representação do CNLP na também primeira edição do campeonato regional de botes baleeiros em vela e remo.
"Senhora de Fátima" vence prova de vela da Semana dos Baleeiros
O bote "Senhora de Fátima", da freguesia de Castelo Branco (Faial), com António Luís como oficial, venceu a prova de vela da Semana dos Baleeiros de 2016. Com a presença de 27 botes, provenientes a Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial, esta prova foi dominada pelos botes do Faial, que arrecadaram os três primeiros lugares. O "Maria Armanda", do CNLP, em quarto lugar, foi o primeiro bote do Pico a atravessar a linha de chegada.
Botes do CNLP vencem nas Lajes prova de perícia e remo feminino
Realizaram-se na sexta-feira as provas de remo feminino e de perícia em botes baleeiros. No remo feminino a vitória foi para o "Maria Celeste", com Adriana Costa como oficial. A prova de perícia foi ganha pelo bote "Maria Armanda", também do CNLP, com Filipe Fernandes como oficial. Ao Filipe e à Adriana, bem como às respectivas tripulações, os nossos parabéns por estas vitórias.
Bote de Castelo Branco vence Regata Terra Baleeira 2016
Ligando em duas etapas os três portos do sul do Pico, Lajes/Ribeiras/Calheta, realizou-se já a Regata Terra Baleeira, prova ganha pelo bote "Senhora de Fátima" da Junta de Freguesia de Castelo Branco, com António Luís como oficial. Os botes do CNLP ficaram classificados na sexta, sétima e décima primeira posição. Os interessados podem consultar a classificação final na secção "Botes Baleeiros".
Equipas do Pico dominam a VIII Regata Internacional de Botes Baleeiros
Tendo como pano de fundo a baía de Santa Cruz das Ribeiras e a baía da Horta, realizou-se já a VIII Regata Internacional de Botes Baleeiros. As equipas do Pico, onde se integraram vários tripulantes masculinos e femininos do CNLP, venceram as provas de vela masculino, remo masculino e remo feminino. (foto©cnhorta)
Bote "Maria Celeste" é o novo campeão do Pico em remo feminino
O bote "Maria Celeste", do Clube Náutico das Lajes do Pico, foi o vencedor, na modalidade de remo feminino, do campeonato da ilha do Pico em botes baleeiros – Rota dos Baleeiros 2015. À Adriana Costa e Susana Cardoso, oficiais do bote ao longo da época, bem como à sua tripulação, o Clube Náutico das Lajes do Pico dá os parabéns por esta extraordinária vitória que a todos nos enche de orgulho.
Bote de São João vence campeonato de vela de 2015
O bote "Santo Cristo II", da freguesia de São João, que ao longo da época apresentou Lídio Rosa como oficial, foi o vencedor do campeonato da ilha do Pico de vela em botes baleeiros - Rota dos Baleeiros 2015. O "São Joaquim", de Santa Cruz das Ribeiras, venceu na modalidade de remo masculino. Por sua vez, o bote "Maria Celeste", do CNLP, venceu na modalidade de remo feminino.
Bote do Salão vence prova de vela da Semana dos Baleeiros
O bote "Senhora do Socorro", do Salão (Faial), com Pedro Garcia como oficial, venceu a prova de vela da Semana dos Baleeiros de 2015. Destaque para os botes do CNLP que venceram as restantes provas: o "Maria Celeste" no remo masculino e feminino, com Rafael Ferreira e Susana Cardoso como oficiais, e o "Maria Armanda", com Filipe Fernandes como oficial, que venceu a prova de perícia.
Botes "Maria Armanda" e "Maria Celeste" vencem na Piedade
Numa regata empolgante, e num dia óptimo para a prática da modalidade, o bote "Maria Armanda", com Filipe Fernandes como oficial, venceu a prova de vela na Piedade. No remo feminino, a prova foi ganha pelo "Maria Celeste", com Susana Cardoso como oficial, classificando-se os botes "Diana" e "Maria Armanda", todos do CNLP, nas posições seguintes.
Bote "Maria Armanda" vence provas de remo na Calheta do Nesquim
O bote "Maria Armanda", com Filipe Fernandes e Bárbara Cabral como oficiais, venceu as provas de remo masculino e feminino que se realizaram na Calheta do Nesquim. Destaque ainda para o bote "Diana", com os oficiais Igor Azevedo e Diana Inácio, que se classificou em segundo lugar nestas mesmas provas. A vela foi ganha pelo bote "Pontinha", de São Mateus do Pico.
Clube Náutico promove formação em botes baleeiros
Verificando-se a necessidade de formar as tripulações, e outras pessoas interessadas, na arte de velejar e remar em botes baleeiros, o Clube Náutico das Lajes do Pico vai realizar uma formação de vela e remo em botes baleeiros. Será orientada por treinador de vela credenciado (nível II) e os interessados deverão inscrever-se na sede ou através do e-mail do Clube.
Botes do Clube Náutico das Lajes do Pico nas Flores e São Jorge
Aproveitando o fim-de-semana de pausa nas regatas do campeonato de ilha, e correspondendo a convites efectuados ao nosso Clube, fizemos deslocar até à ilha das Flores e à Calheta, em São Jorge, dois dos nossos botes ("Ester" e "Maria Celeste", respectivamente), e respectivas tripulações, que participaram em provas locais de botes baleeiros em vela e remo.
Botes das Lajes do Pico vencem todas as provas no Cais do Pico
Contando com botes do Faial e do Pico realizou-se já a regata "Cais de Agosto", em São Roque do Pico. Todas as provas foram ganhas por botes do Clube Náutico das Lajes do Pico: "Maria Celeste" e "Diana", na vela e remo feminino, com Francisco Azevedo e Sandra Azevedo como oficiais, e "Maria Armanda" no remo masculino, com Filipe Fernandes ao leme. A todos, os nossos parabéns.
Bote "Pontinha" vence regata na Calheta do Nesquim
Debaixo de condições meteorológicas por vezes um pouco difíceis, e com 25 botes baleeiros em competição, realizou-se já a regata da Calheta do Nesquim. Na modalidade de vela a prova foi ganha pelo bote "Pontinha", de São Mateus, sendo o "Maria Celeste", com o terceiro lugar, o bote do Clube Náutico das Lajes do Pico mais bem classificado.
Equipas do Pico vencem provas de remo e vela na VII Regata Internacional
Realizou-se em New Bedford, Massachusetts, a VII Regata Internacional de Botes Baleeiros. As equipas do Pico, na qual participaram vários tripulantes do CNLP, venceram as provas de vela masculino, remo masculino e remo feminino. Na Dabney Cup, uma nova prova que se realizou na mesma altura, a equipa do Pico venceu o remo enquanto que o Faial venceu a vela.
Bote "Ester" vence campeonato de vela Rota dos Baleeiros 2013
Terminada mais uma época de provas de vela em botes baleeiros, o bote "Ester", do CNLP, capitaneado pelo seu oficial José Brum (Leal), foi o grande vencedor do campeonato da ilha do Pico - Rota dos Baleeiros 2013. Ao oficial José Brum (Leal) e à sua tripulação o Clube Náutico das Lajes do Pico agradece tão importante vitória.
Bote "Maria Armanda" é o campeão do Pico em remo feminino
O bote "Maria Armanda", do CNLP, venceu na modalidade de remo feminino o campeonato da ilha do Pico em botes baleeiros – Rota dos Baleeiros 2013. À oficial do bote vencedor, Adriana Costa, bem como à sua tripulação, o Clube Náutico das Lajes do Pico dá os parabéns por esta extraordinária vitória que muito prestigia o nosso Clube.
Bote "Ester" vence todas as provas na Ilha Graciosa
O Clube Náutico das Lajes do Pico esteve presente na III Regata de Botes Baleeiros da Ilha Graciosa com os botes "Ester", "Maria Armanda" e "Liberdade". Nesta prova, que contou com botes baleeiros provenientes do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira, o bote "Ester" mostrou-se esmagador, vencendo todas as provas em disputa: vela, remo masculino e feminino. (foto: Rádio Graciosa)
Bote "Maria Armanda" é o campeão do Pico em vela e remo feminino
O bote "Maria Armanda", do CNLP, venceu nas modalidades de vela e remo feminino o campeonato da ilha do Pico em botes baleeiros – Rota dos Baleeiros 2012. Aos respectivos oficiais, Paulo Alves e Adriana Costa, bem como às tripulações vencedoras, o Clube Náutico das Lajes do Pico dá os parabéns por estas extraordinárias vitórias que muito prestigiam o nosso Clube.
Botes do CNLP dominam provas de remo na Semana do Mar
O bote "Maria Armanda", com Paulo Alves e Adriana Costa como oficiais, venceu as provas de remo masculino e feminino que se realizaram na Horta. Destaque ainda para o "Ester" e "Maria Celeste", que se classificaram em segundo lugar nestas mesmas provas. A prova de vela foi ganha pelo bote "Capelinhos", do Capelo, sendo Luís Decq Mota o oficial.
Botes do Faial vencem regatas do Cais do Pico e São Mateus
O bote "Maria Armanda", com Adriana Costa como oficial, continua a vencer as prova de remo feminino. As provas de vela no Cais do Pico e em São Mateus foram ganhas pelo "Senhora do Socorro" e "Senhora das Angústias", ambos da ilha do Faial. A uma prova do fim, os botes do nosso Clube continuam bem posicionados na classificação do campeonato local "Rota dos Baleeiros.
Bote "Maria Armanda" vence prova de remo feminino nas Ribeiras
O bote "Maria Armanda", com Adriana Costa como oficial, venceu a prova de remo feminino que se realizou nas Ribeiras. A prova de vela foi ganha pelo "Senhora da Guia", da Junta de Freguesia da Feteira. Do CNLP, o bote com melhor classificação na vela e no remo masculino foi igualmente o "Maria Armanda", com Paulo Alves como oficial, obtendo o quarto e o segundo lugar.
Bote "Liberdade" vence segunda edição da Regata Moby Dick II
Organizada pela Esplanada "Moby Dick II", decorreu no passado dia 10 de Julho a segunda edição desta regata que contou com a participação dos cinco botes baleeiros do Clube Náutico das Lajes do Pico. Sendo apenas realizada na modalidade de vela, esta prova foi ganha pelo bote "Liberdade", com Ruben Fagundes como oficial. [ Fotografias ]
"Maria Armanda" e "Maria Celeste" vencem provas na Calheta do Nesquim
O bote "Maria Armanda", do CNLP, com Paulo Alves como oficial, venceu a prova de vela na Calheta do Nesquim. No segundo e quarto lugar classificaram-se dois outros botes do CNLP: o "Ester" e o "Maria Celeste", com José Brum e Michael Medina como oficiais. A prova de remo feminino também foi ganha por um bote do nosso Clube, o "Maria Celeste", sendo Sandra Azevedo a oficial.
Botes do Clube Náutico no pódio da Regata Terra Baleeira
Efectuada em duas etapas, entre as Lajes do Pico e a Calheta, com paragem nas Ribeiras, esta regata contou com a presença de 21 botes baleeiros. O bote "Senhora da Guia", da Junta de Freguesia da Feteira, venceu a Regata Terra Baleeira 2012, tendo dois botes do CNLP ficado nas posições seguintes: "Maria Armanda", de Paulo Alves, e "Maria Celeste", de Mickael Medina. [ Fotografias ]
Equipas do Pico vencem provas de remo na VI Regata Internacional
Realizou-se nos primeiros dias de Julho, na cidade da Horta, mais uma Regata Internacional de Botes Baleeiros 2011. O Faial, com António Luís e Ana Sousa como oficiais, venceu a vela masculina e feminina. No remo, ambas as provas foram ganhas pela equipa do Pico, com José Brum e Sandra Azevedo, do CNLP, como oficiais.
"Maria Armanda" vence nas Ribeiras em vela e em remo feminino
O bote "Maria Armanda", do CNLP, com Paulo Alves como oficial, venceu a prova de vela da Regata João Baptista Medina, realizada em Santa Cruz das Ribeiras. A prova de remo feminino foi ganha tembém pelo bote "Maria Armanda", contando com Adriana Costa como oficial.
"Maria Armanda" vence Regata de São Mateus do Pico
O bote "Maria Armanda", do CNLP, com Paulo Alves como oficial, venceu a prova de vela realizada em São Mateus. Nos três lugares seguintes classificaram-se três equipas do Faial, ficando o "Ester", com José Brum como oficial, em quinto lugar. Nas provas de remo, o bote "Maria Armanda", com Paulo Alves e Adriana Costa como oficiais, ficou classificado em segundo lugar.
Bote "Maria Celeste" vence Regata Terra Baleeira
O bote baleeiro "Maria Celeste", do CNLP, com Mickael Medina como oficial, venceu a Regata Terra Baleeira. Prevista para ser efectuada em duas etapas, entre a Calheta e as Lajes do Pico, esta regata foi suspensa no porto das Ribeiras, devido às condições meteorológicas adversas. "São Joaquim", "Boavista" (ambos do CN das Ribeiras) e "Diana" (do CNLP) classificaram-se nas posiçõe seguintes.
Clube Náutico na V Regata Internacional de Botes Baleeiros
Integrado na equipa da ilha do Pico, o CNLP esteve presente na V Regata Internacional de Botes Baleeiros que este ano se realizou em New Bedford, nos Estados Unidos. As tripulações da ilha do Pico venceram as provas de remo masculino e feminino. As provas de vela, masculino e feminino, foram ganhas pelas equipas do Faial.
CNLP recebe novo bote baleeiro "Maria Celeste"
Nas Lajes do Pico voltaram a ser lançados foguetes para saudar a chegada de um novo bote baleeiro: desta vez o "Maria Celeste". Construído no estaleiro da Piedade, de Manuel Monteiro, este bote vem substituir a embarcação com o mesmo nome que se encontrava já em estado de muito uso e grande desgaste.
Ferrol — botes baleeiros ficaram na memória da Galiza
Regressados da Galiza, onde estiveram prsentes no VIII Encontro de Embarcacións Tradicionais de Galicia, encontram-se já entre nós os membros do Clube Náutico que ali representaram o Clube, as Lajes do Pico e os Açores. Pela sua estética e velocidade, o bote baleeiro cativou a atenção e simpatia de todos os presentes. Brevemente apresentaremos aqui uma reportagem alargada desta viagem.
cnlajesdopico@cnlajesdopico.org Clube Náutico das Lajes do Pico - 9930-147 Lajes do Pico - Açores - Portugal